Efetivos

Podem ser Associados Efectivos os Profissionais da Formação, nomeadamente Formadores, Gestores de Formação, Conceptores, Coordenadores, Técnicos da Formação, Consultores e Auditores da Formação, Técnicos de Audiovisuais, Técnicos de Multimédia, etc…

Só será considerado Associado Efectivo, com todos os direitos previstos nos estatutos, depois da inscrição ter sido aprovada pela Direcção Nacional da Talentus e depois de ter sido debitado o primeiro pagamento da quota.

Podem fazer o seu pedido de inscrição como associados todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham (ou pretendam vir a ter) experiência ou formação profissional em pelo menos um dos perfis dos Profissionais da Formação. A formação/experiência profissional referida pode ter sido obtida pela via formal ou pela via não formal, não sendo requisito obrigatório o exercício de funções profissionais na área, caso se tenha formação para o efeito.

Aderentes

Podem ser Associados Aderentes os candidatos a Formadores e demais Profissionais da Formação que pretendam vir a desenvolver funções profissionais na área da formação profissional.

Só será considerado Associado Aderente, com todos os direitos previstos nos estatutos, depois da inscrição ter sido aprovada pela Direcção Nacional da Talentus e depois de ter sido pago o valor devido pela emissão do cartão de associado.

Podem fazer o seu pedido de inscrição como Associados Aderentes todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam vir a ter experiência ou formação profissional em pelo menos um dos perfis dos Profissionais da Formação.

Honorários

Podem ser Associados Honorários as entidades ou organizações, com ou sem fins lucrativos, de direito privado ou público, que desenvolvam actividades de formação profissional.

Para fazer solicitar a inscrição como Associado Honorário, deve enviar para a Talentus um dossier de apresentação da entidade, composto pelos seus dados gerais de apresentação e caracterização e por um resumo da sua actividade profissional mais relevante na área da formação profissional.

Só será considerado Associado Honorário, com todos os direitos previstos nos estatutos, depois da inscrição ter sido aprovada pela Direcção Nacional da Talentus e depois de terem sido recebidos todos os documentos solicitados. Ao ser aceite a inscrição da entidade como Associado Honorário, automaticamente integrará a Rede Nacional de Entidades Formadoras (RENEF) para poder beneficiar de todas as informações que serão por esta via disponibilizadas.

Podem fazer o seu pedido de inscrição todas as entidades com sede em território português, que desenvolvam actividade na área da formação profissional.

Beneméritos

Podem ser Associados Beneméritos as entidades e organizações, com ou sem fins lucrativos, de direito privado ou público, com lugar de destaque no contexto formativo, económico ou social do nosso país.

Nos termos dos estatutos e do regulamento de funcionamento interno podem ainda ser Associados Beneméritos todas as pessoas ou entidades que por iniciativa própria e desde que aceite pela Direcção Nacional, façam entregas de valores pecuniários ou em espécie, de valor igual ou superior a 100 anos de quotizações.