Como se Inscrever

Para se inscrever como Associado da Talentus, deve remeter-nos os seguintes documentos:
  • Ficha de inscrição de associado;
  • Curriculum Vitae actualizado;
  • Cópia do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) - se aplicável;
  • Cópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte;
  • Uma fotografia “tipo passe” para colocar no cartão;
  • Ficha de autorização de débitos directos.
Nos menus seguintes encontra três documentos que deve utilizar para fazer a sua inscrição como associado (Ficha de Inscrição, Ficha de Autorização de Débitos Directos e modelo de carta para o envio da inscrição).

Só será considerado Associado, com todos os direitos previstos nos estatutos, depois da inscrição ter sido aceite pela Direcção Nacional da Talentus e depois de ter sido efectuado o primeiro pagamento (da quota no caso dos associados efectivos e da emissão do cartão de associado no caso dos associados aderentes).

Depois de aceite, a inscrição como associado, ser-lhe-á comunicada via postal, sendo-lhe atribuído nessa data o Cartão de Associado, junto com código pessoal que lhe permitirá ter acesso à área reservada dos associados aqui neste site.

Ao inscrever-se como Associado, automaticamente integrará a Rede Nacional dos Profissionais da Formação (RENPF), beneficiando, por esta via de toda a informação e aconselhamento destinada especificamente aos membros da rede.

Caso a inscrição como Associado não seja aceite, este mesmo facto ser-lhe-á comunicado, informando dos motivos justificativos de tal decisão.

Podem fazer o seu pedido de inscrição como associados todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham (ou pretendam vir a ter) experiência ou formação profissional em pelo menos um dos perfis dos Profissionais da Formação. A formação/experiência profissional referida pode ter sido obtida pela via formal ou pela via não formal, não sendo requisito obrigatório o exercício de funções profissionais na área, caso se tenha formação para o efeito.

Ficha de Inscrição

Faça o download

Ficha Débitos Diretos

Faça o download

Modelo de Carta

Faça o download

Os Benefícios

As oito principais razões para aderir à Talentus como associado:


1. Contribuir para o desenvolvimento do associativismo dos profissionais da formação em Portugal;

2. Acesso a apoio informativo gratuito na área da formação profissional;

3. Acesso, em condições preferenciais, aos cursos de formação promovidos pela Talentus e por entidades parceiras;

4. Acesso, em condições preferenciais aos eventos e iniciativas promovidos pela Talentus ou por entidades parceiras;

5. Acesso a bibliografia e outra documentação, quer nas instalações da entidade, quer por via de informação electrónica;

6. Acesso a um cartão de associado que lhe confere descontos em produtos e serviços oferecidos pela Talentus e por todas as entidades protocoladas;

7. Inserção no primeiro nível da Bolsa de Formadores da Talentus potenciando novas oportunidades na área da formação;

8. Acesso a novas oportunidades de aprendizagem, de partilha e de participação em novas redes de informação e de conhecimento.