Está agora em condições de apontar as diferenças entre o papel tradicional do professor em sala de aula e os novos papéis do tutor no ensino a distância.
Proponho-lhe que elabore um quadro comparativo desses papéis e funções
Para o ajudar a sistematizar a sua resposta pode analisar as seguintes declarações de tutores
![]() | "Vejo os alunos poucas vezes e por pouco tempo" |
![]() | "Há poucas hipóteses para trabalho de grupo. Quando reunimos grupos de alunos a maior parte das vezes ele estão em pontos diferentes da matéria." |
![]() | "Não há um calendário fixo." |
![]() | "O ensino é individualizado, mas há muito poucas hipóteses de o valorizar socialmente. Por isso todos os contactos pessoais devem ser aproveitados." |
![]() | "Como os alunos aprendem fundamentalmente através dos materiais tenho de conhecer muito bem todo o package." |
![]() | "Como não posso contactar pessoalmente os alunos os medis comentários aos seus trabalhos ou testes têm de ser muito detalhados e isso obriga-me a gastar muito tempo a escrever ou ao telefone." |
![]() | "Eu uso cassetes para fazer os meus comentários aos trabalhos dos meus alunos. Isso poupa-me tempo e é mais eficaz que utilizar o telefone." |
![]() | "Eu sinto que trato os meus alunos a distância de uma forma mais individualizada que os presenciais e em consequência parece-me que os conheço melhor." |
![]() | "Sinto-me mais como um conselheiro do que professor; um intérprete mais do que uma fonte de conhecimento." |
![]() | "Dar apoio contínuo a uma aluno a distância é muito mais cansativo do que ensinar numa sala de aula." |
![]() | "A flexibilidade do ensino a distância obriga a um processo de monitorização muito cuidadoso e por isso é muito importante ter bons registos." |
![]() | "É muito difícil proporcionar trabalhos práticos aos alunos - laboratórios, laboratórios de línguas, trabalhos orais - devido às dificuldades dos alunos se deslocarem à escola" |
![]() | "Não posso preparar as aulas como o fazia normalmente. Tenho de estar sempre preparado para tirar dificuldades em relação a toda a matéria. Isso obrigou-me a ter sempre à mão materiais para auto-estudo para dar ao aluno. Isso obrigou-me a ser um manipulador de recursos e um criador." |