No seu levantamento de dificuldades possivelmente indicou algumas das seguintes:
![]() | O feedback relativo a trabalhos ou testes chega por vezes atrasado |
![]() | É difícil para um aluno a distância saber dos seus progressos na aprendizagem |
![]() | Não tem colegas para discutir ou trocar ideias sobre a matéria |
![]() | O aluno sente-se isolado e achar que é muito duro e difícil a sua tarefa |
![]() | O aluno pode ter problemas para desenvolver as competências de aprendizagem necessárias ao estudo independente (auto-disciplina, planeamento, gestão do tempo, etc.) |
![]() | É muito fácil ficar sem coragem e desmotivado ficando o aluno impossibilitado de superar este problema com a rapidez necessária em virtude de não estar em contacto com o tutor ou os colegas |
![]() | O aluno pode ter grandes dificuldades em conciliar as necessidades de estudar com as exigências profissionais |
![]() | Os alunos (especialmente os adultos) podem ter ideias erradas sobre o que está implicado na frequência de um curso, muitas vezes derivadas da anterior experiência na escola |
![]() | Das respostas dos tutores, da listagem acima e possivelmente da sua própria lista podemos agrupar os problemas que os alunos enfrentam em quatro categorias: 1 - Atrasos no feedback 2 - Isolamento 3 - Aquisição de competências para aprender (aprender a aprender) 4 - Falta de confiança em si (auto-estima) Como podemos tentar minimizar estes problemas? |