![]() | O conceito de tutor no ensino a distância abrange um leque muito vasto de funções e actividades. Pode mesmo dizer-se que em cada país e em cada sistema de ensino a distância se desenvolvem modalidades de tutoria diversas que vão desde a presença em sala de aula directamente ligada aos conteúdos das disciplinas até ao aconselhamento psicológico e motivacional quando o aluno atravessa uma crise. |
![]() | Desta forma podemos dizer que o conceito de tutor, constrói-se na prática concreta de cada sistema de ensino, de acordo com as características dos alunos e do meio ambiente em que a formação se desenvolve. |
![]() | No nosso caso, em virtude da novidade da função, estamos ainda na fase inicial da descoberta das funções e virtualidades de um tutor no processo de aprendizagem a distância. |
![]() | Podemos no entanto afirmar que a função principal do tutor é apoiar o aluno em duas vertentes do processo de aprendizagem: - a académica envolvendo o apoio nos aspectos cognitivo, intellectual e relacionados com o trabalho sobre os conteúdos dos cursos; - a não académica relacionada com os aspectos afectivos e organizativos envolvidos no processo de aprendizagem. |
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