![]() | O ensino a distância baseia-se em dois princípios fundamentais - a capacidade inata do ser humano para aprender e a possibilidade que os meios de comunicação oferecem para que essa aprendizagem seja apoiada por um especialista. Por isso o um dos primeiros desafios foi o de procurar que "o professor e o tutor estivessem nos materiais" Esse especialista, começou por tentar que os materiais que oferecia aos alunos para aprender incorporassem todos os elementos de ajuda que normalmente oferecia quando transmitia e ajudava quando se encontrava com os seus alunos em sala de aula. |
![]() | No entanto desde os passos iniciais do ensino por correspondência se verificou a necessidade de interacção humana, não só porque era impossível que os materiais contemplassem todas as necessidades dos alunos para se apropriarem dos conteúdos, mas também porque ensinar e aprender implicam outras componentes para além do mero lidar com os conteúdos, nomeadamente dimensões de natureza afectiva só realizáveis através de interrelações humanas. |
![]() | A carta através do correio foi o primeiro meio utilizado. Para além do envio dos materiais, estabeleceram-se práticas regulares de correspondência entre professores e alunos que visavam objectivos que ultrapassavam o trabalho sobre os conteúdos e o feedback em relação a trabalhos e testes. |
![]() | A generalização do uso do telefone, do fax, etc veio permitir uma maior rapidez e flexibilidade destes contactos. O telefone, utilizando a fala em vez da escrita, permite uma relação menos formal e ao mesmo tempo uma maior espontaneidade na comunicação. |
![]() | Finalmente a emergência das novas tecnologias, nomeadamente o computador e a Internet, conjugando as possibilidades anteriores de comunicação de uma forma rápida e sistemática, abrem novas perspectivas no desenvolvimento das interacções pedagógicas necessárias ao processo de aprendizagem a distância. |