Eis a listagem que proponho por agora para as funções de um tutor:
Professor / tutor em sala de aula tendo directamente a ver com os conteúdos do curso
Tutor / professor assistente apoiando a distância (p. ex. via telefone ou e-mail) o trabalho do aluno sobre os conteúdos.
Tutor / professor assistente tendo as mesmas funções do ponto 2, mas apoiando também o aluno no processo de estudo - aprender a aprender - e na sua progressão.
Tutor / conselheiro - tendo a ver sobretudo com o apoio vocacional e orientação pessoal.
Tutor / conselheiro - dirigindo a sua acção para o apoio vocacional e orientação, mas a quem se pede uma atenção especial para as situações de crise académica, profissional ou pessoal que possam afectar o aluno.
![]() | Evidentemente a sua listagem não é igual à que lhe propus, o que nos dá a possibilidade de discutirmos um bocado. |
![]() | Eu começo por dar ao tutor uma função igual à tradicionalmente desempenhada pelo professor em sala de aula, isto é, explicando aos alunos os conteúdos que eles vão aprender. No entanto, como veremos adiante, mesmo o tipo de relação que se estabelece numa sala de aula no ensino a distância é diferente da que se estabelece no ensino tradicional. |
![]() | De seguida, a minha lista inclui uma função ainda ligada aos conteúdos, mas feita através de meios de comunicação. Na realidade, sendo o objectivo o mesmo da anterior, o facto de se utilizarem canais de comunicação diferentes e de existir uma separação espacial e por vezes temporal entre as mensagens emitidas e recebidas, fazem com que as duas situações sejam muito diferentes, exigindo do tutor / professor acções e algumas competências completamente diferentes. |
![]() | As duas funções seguintes ligam-se já mais directamente a actividades tradicionalmente conotadas com o EAD, isto é, na ajuda ao aluno para definir objectivos para a sua aprendizagem, ajuda a auto-avaliar a sua progressão, orientação para o estudo, em resumo, centrando-se mais no indivíduo do que nos conteúdos. |
![]() | A ultima função de aconselhamento em situações de crise é já uma necessidade levantada pelo próprio EAD. |