Proponho-lhe agora outro pequeno exercício.
Com base na definição das quatro funções seguintes, adaptadas das apresentadas por alguns autores diferentes, reveja e recrie a sua lista pessoal de funções para um tutor no EAD.
Ensinar - promover a aprendizagem transmitindo conhecimentos ou práticas estruturadas pedagogicamente e suscitando a actividade do aluno.
Avaliar - corrigir os trabalhos e testes dos alunos. Dar conselhos e orientação relativamente aos erros e deficiências detectadas.
Tutoria - realizar encontros presenciais os comunicando por correio, telefone, ou outras formas de comunicação electrónica
Aconselhar - Prestar apoio e orientação genérica, nomeadamente no campo motivacional e no desenvolvimento de metodologias e capacidades pessoais de aprendizagem.
![]() | Dizemos muitas vezes que o tutor deve tentar suscitar a actividade dos formandos. |
![]() | A forma prática como seguimos este conselho é por norma propor a realização de actividades. |
![]() | Estou agora a propôr-lhe a segunda actividade. Enquanto formando, pensa que consegui o objectivo de o tornar activo? A estratégia que adoptei resultou? Esteve activo e aprendeu alguma coisa com essa actividade? Se fosse o tutor faria da mesma maneira? Ou como faria? |