Guião
1 - Introdução
Neste documento vamos apresentar-lhe este produto e a metodologia de exploração pedagógica que é recomendada.
Assim, antes de iniciar a sua utilização, deve ler este guião de exploração para poder desenvolver a sua aprendizagem em melhores condições.
2 - Apresentação do Produto
2.1 – Designação
Este produto designa-se por “Curso de Recursos Técnico-Pedagógicos Tradicionais”.
2.2 – Objectivos
Os principais objectivos deste produto são:
- Permitir a aquisição de novos conhecimentos relativos à concepção e produção de recursos técnico-pedagógicos scripto e visuais de uso mais corrente na formação profissional;
- Permitir a aquisição de competências na concepção e produção de recursos Técnico-pedagógicos de qualidade;
- Contribuir para a melhoria da formação profissional pela via dos recursos técnico-pedagógicos nela utilizados.
2.3 – Destinatários
Este produto tem como destinatários Formadores em contexto de formação contínua e candidatos a estas funções que estejam no desenvolvimento de formação pedagógica inicial.
A exploração pedagógica deste produto é ainda recomendada a outros profissionais da formação e do ensino, que desempenhem funções técnicas e pedagógicas na formação e no ensino ou em quaisquer eventos que impliquem apresentações em público.
2.4 - Principais Conteúdos
Neste curso são desenvolvidos conteúdos relativos à concepção e produção dos seguintes recursos técnico-pedagógicos tradicionais:
- Manual de Formação;
- Apresentação em PowerPoint;
- Transparência;
- Fotografia;
- Diapositivo Fotográfico e Diaporama.
2.5 - Contexto de Utilização
Este produto destina-se ao desenvolvimento de novas aprendizagens relativas à concepção e produção de recursos técnico-pedagógicos tradicionais em regime de auto-formação, individualizada ou em grupo.
Assim, além da sua utilização em contexto de auto-formação individualizada, pode também ser utilizado em processos de formação grupais que envolvam o auto-estudo dos conteúdos, nomeadamente em contexto de cursos de e-learning ou blended learning.
3 - Metodologia de Exploração Pedagógica
Depois de uma breve animação, o utilizador é de imediato conduzido ao écran principal do produto onde lhe são disponibilizadas todas as possibilidades de navegação agregadas nos seguintes interfaces:
Interface central
 | Aqui o utilizador pode aceder às 6 unidades de conteúdo principal que compõem o produto, ilustradas por uma imagem identificativa. |
|
 | Clicando na imagem respectiva tem de imediato acesso ao menu de exploração dos conteúdos da respectiva unidade podendo navegar livremente nos mesmos através do índice lateral esquerdo da unidade. |
|
 | O último item em cada unidade é composto por uma ficha de auto-avaliação que se recomenda só seja respondida após o estudo de todos os conteúdos que compõem a unidade, sob pena da mensagem mais frequente que receberá em termos de auto-avaliação ser a indicativa da necessidade de rever os conteúdos. |
|
Interface de Navegação Rápida
 |
Este interface permite em permanência que o utilizador regresse ao interface central e permite ainda navegar entre as unidades sem necessidade de voltar ao início.
|
|
 | Este interface começa por apresentar em hipertexto o índice de todos os conteúdos do curso, permitindo uma navegação dinâmica também por aqui.
Apresenta depois, além deste Guião, também a principal bibliografia recomendada e alguns endereços Web para o desenvolvimento dos conteúdos do curso. Termina com a apresentação da ficha técnica do produto.
Caso o utilizador se encontre através deste menu a consultar os conteúdos das unidades o mesmo transforma-se num menu específico de navegação das unidades, permitindo ainda a visualização dos seus conteúdos em formato PDF.
|
|
 |
|
4 - Recomendações
Na exploração deste produto propomos que tenha em consideração as seguintes recomendações:
- Antes de começar a utilizar este produto consulte este Guião e leia a Unidade 1 – Apresentação e Objectivos;
- Seleccione a unidade que conteúdo que quer estudar e se não tiver outra ordem de preferência siga a ordem de apresentação no interface central;
- Estima-se que para o auto-estudo adequado dos conteúdos de cada unidade seja necessário em média dispor de pelo menos duas horas;
- Só depois do estudo dos conteúdos da unidade deve procurar responder ao teste de auto-avaliação que se encontra no final da unidade. Em função dos resultados avalie a necessidade de rever ou não os conteúdos;
- Sempre que considere pertinente informação complementar sobre os conteúdos estudados, consulte a bibliografia e os sites disponíveis no interface auxiliar;
- Caso não lhe seja possível concluir o estudo dos conteúdos da unidade a partir do formato digital dos mesmos, e/ou pretenda estudar os conteúdos no formato físico (papel) pode imprimi-los na forma de manual em PDF.