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Guião


1 - Introdução


Neste documento vamos apresentar-lhe este produto e a metodologia de exploração pedagógica que é recomendada.

Assim, antes de iniciar a sua utilização, deve ler este guião de exploração para poder desenvolver a sua aprendizagem em melhores condições.


2 - Apresentação do Produto


2.1 – Designação

Este produto designa-se por “Curso de Recursos Técnico-Pedagógicos Tradicionais”.

2.2 – Objectivos

Os principais objectivos deste produto são:

  • Permitir a aquisição de novos conhecimentos relativos à concepção e produção de recursos técnico-pedagógicos scripto e visuais de uso mais corrente na formação profissional;
  • Permitir a aquisição de competências na concepção e produção de recursos Técnico-pedagógicos de qualidade;
  • Contribuir para a melhoria da formação profissional pela via dos recursos técnico-pedagógicos nela utilizados.

2.3 – Destinatários

Este produto tem como destinatários Formadores em contexto de formação contínua e candidatos a estas funções que estejam no desenvolvimento de formação pedagógica inicial.

A exploração pedagógica deste produto é ainda recomendada a outros profissionais da formação e do ensino, que desempenhem funções técnicas e pedagógicas na formação e no ensino ou em quaisquer eventos que impliquem apresentações em público.

2.4 - Principais Conteúdos

Neste curso são desenvolvidos conteúdos relativos à concepção e produção dos seguintes recursos técnico-pedagógicos tradicionais:

  • Manual de Formação;
  • Apresentação em PowerPoint;
  • Transparência;
  • Fotografia;
  • Diapositivo Fotográfico e Diaporama.

2.5 - Contexto de Utilização

Este produto destina-se ao desenvolvimento de novas aprendizagens relativas à concepção e produção de recursos técnico-pedagógicos tradicionais em regime de auto-formação, individualizada ou em grupo.

Assim, além da sua utilização em contexto de auto-formação individualizada, pode também ser utilizado em processos de formação grupais que envolvam o auto-estudo dos conteúdos, nomeadamente em contexto de cursos de e-learning ou blended learning.


3 - Metodologia de Exploração Pedagógica

Depois de uma breve animação, o utilizador é de imediato conduzido ao écran principal do produto onde lhe são disponibilizadas todas as possibilidades de navegação agregadas nos seguintes interfaces:

Interface central

Aqui o utilizador pode aceder às 6 unidades de conteúdo principal que compõem o produto, ilustradas por uma imagem identificativa.

 

Clicando na imagem respectiva tem de imediato acesso ao menu de exploração dos conteúdos da respectiva unidade podendo navegar livremente nos mesmos através do índice lateral esquerdo da unidade.

 

O último item em cada unidade é composto por uma ficha de auto-avaliação que se recomenda só seja respondida após o estudo de todos os conteúdos que compõem a unidade, sob pena da mensagem mais frequente que receberá em termos de auto-avaliação ser a indicativa da necessidade de rever os conteúdos.

 

Interface de Navegação Rápida

Este interface permite em permanência que o utilizador regresse ao interface central e permite ainda navegar entre as unidades sem necessidade de voltar ao início.

 

Este interface começa por apresentar em hipertexto o índice de todos os conteúdos do curso, permitindo uma navegação dinâmica também por aqui.



Apresenta depois, além deste Guião, também a principal bibliografia recomendada e alguns endereços Web para o desenvolvimento dos conteúdos do curso. Termina com a apresentação da ficha técnica do produto.



Caso o utilizador se encontre através deste menu a consultar os conteúdos das unidades o mesmo transforma-se num menu específico de navegação das unidades, permitindo ainda a visualização dos seus conteúdos em formato PDF.

 
 

4 - Recomendações

Na exploração deste produto propomos que tenha em consideração as seguintes recomendações:

  • Antes de começar a utilizar este produto consulte este Guião e leia a Unidade 1 – Apresentação e Objectivos;
  • Seleccione a unidade que conteúdo que quer estudar e se não tiver outra ordem de preferência siga a ordem de apresentação no interface central;
  • Estima-se que para o auto-estudo adequado dos conteúdos de cada unidade seja necessário em média dispor de pelo menos duas horas;
  • Só depois do estudo dos conteúdos da unidade deve procurar responder ao teste de auto-avaliação que se encontra no final da unidade. Em função dos resultados avalie a necessidade de rever ou não os conteúdos;
  • Sempre que considere pertinente informação complementar sobre os conteúdos estudados, consulte a bibliografia e os sites disponíveis no interface auxiliar;
  • Caso não lhe seja possível concluir o estudo dos conteúdos da unidade a partir do formato digital dos mesmos, e/ou pretenda estudar os conteúdos no formato físico (papel) pode imprimi-los na forma de manual em PDF.





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